Historia
-
Tupac
Tupac Amaru Shakur (Nova Iorque, 16 de junho de 1971 - Las Vegas, 13 de setembro de 1996), mais conhecido pelos seus nomes artísticos 2Pac , Makaveli ou apenas Pac , foi um rapper estadunidense. Vendeu até à data da sua morte cerca de 75 milhões de álbuns,assim tendo entrado para o Guinness Book como o maior vendedor de CD de gangsta rap Além de ser músico, Tupac também foi ator e ativista social. A maioria das suas canções trata sobre como crescer no meio da violência e da miséria nos guetos, o racismo, os problemas da sociedade e os conflitos com os outros rappers. O trabalho de Shakur é conhecido por defender a igualdade política, económica, social e racial. Antes de entrar para a carreira artística, ele era um roadie e dançarino de hip hop alternativo. Começou a fazer sucesso quando entrou para o grupo Digital Underground.
Tiroteio e morte
Na noite de 7 de setembro de 1996, Shakur foi assistir a uma luta de boxe entre Mike Tyson e Bruce Seldon, no MGM Grand, em Las Vegas. Após deixar a partida, um dos associados a Suge, Orlando Anderson, um membro da Southside Crips, discutiu com o rapper na portaria do ginásio, e os dois agrediram-se. Os aliados de Suge e Shakur assistiram à "luta", a qual foi filmada pelas câmeras de vigilância do local. Algumas semanas antes, Anderson e um grupo da Crips haviam roubado um membro da facção da Death Row, em uma loja Foot Locker, prevendo um ataque a Shakur. Após a briga, Tupac encontrou-se com Suge para ir a uma propriedade da Death Row. Então, entrou em um BMW E38 sedan, de propriedade de Suge.
Às 10:55 da noite, quando parou em um sinal vermelho, Tupac abaixou o vidro e um fotógrafo tirou sua foto. Aproximadamente, dez minutos depois, foram paradas por policiais, pois estavam com o som do carro muito alto e não estavam com a placa de licença. Então, Suge pegou as placas de dentro do porta-malas, e os dois foram liberados minutos depois sem serem multados.[13][14] Por volta das 11:10, quando parou em um sinal vermelho no Flamingo Road, perto do cruzamento Koval Lane, em frente ao Hotel Maxim, um veículo ocupado por duas mulheres aproximou-se de Tupac, com o qual conversaram e convidaram para ir ao Clube 662. Aproximadamente cinco minutos depois, um Caddilac branco, modelo antigo, com um número de ocupantes desconhecido, se aproximou da BMW, abaixou o vidro da janela e disparou cerca de doze ou treze tiros contra Shakur. Ele foi atingido por quatro deles, acertando uma na cabeça, duas na virilha e uma na mão.Um dos tiros provavelmente ricocheteou no pulmão do rapper. Suge foi atingido na cabeça por estilhaços, mas acredita-se que a bala passou de raspão por ele.
Após chegarem ao local, policiais e paramédicos levaram Suge e o ferido mortal Shakur para o Centro Médico Universitário. De acordo com a entrevista de um dos melhores amigos do rapper, o diretor de vídeo Gobi, ele recebeu no hospital a notícia de um funcionário da Death Row avisando que os atiradores haviam chegado na gravadora e estavam a enviar ameaças de morte a Shakur, alegando que estavam indo para lá "acabar com ele".Ao ouvir isso, Gobi imediatamente avisou a polícia de Las Vegas, mas eles afirmaram estar sem policiais disponíveis e ninguém poderia ser enviado. No entanto, esta ameaça não foi concretizada. No hospital, Tupac esteve por momentos consciente e por outros inconsciente, tendo sido fortemente sedado, respirando através de um ventilador e um respirador. Foi colocado em máquinas de suporte à vida, e acabou por ser posto em um coma induzido por barbitúrico após repetidamente tentar sair da cama.
Após ter sobrevivido a uma série de cirurgias - inclusive a da retirada do pulmão direito, mal-sucedida - Shakur submeteu-se a fase crítica da terapia médica, e foi dada uma chance de 50% de continuar vivo. Gobi saiu do centro médico após ter sido informado que o artista teve uma melhora de 13% na noite de sexta.[15] Enquanto a Terapia Intensiva estava a ser realizada na tarde de 13 de setembro de 1996, Tupac faleceu de hemorragia interna; os médicos tentaram reanimá-lo mas não conseguiram impedir a propagação da hemorragia. Sua mãe, Afeni tomou a decisão de informar aos médicos para desligarem os aparelhos. Foi declarado morto às 4:03 da tarde (PDT). As causas oficiais da morte foram descritas como insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória, além dos múltiplos ferimentos das balas. O corpo de Shakur foi cremado. Mais tarde, suas cinzas foram misturadas com maconha e fumadas por membros do grupo Outlawz
Especulações sobre o assassinato
Devido em grande parte à falta de provas oficiais, muitas investigações e teorias relacionadas ao assassinato surgiram. Por causa da rivalidade entre ele e The Notorious Big, houve desde o início especulações sobre a possibilidade da colaboração de Biggie no assassinato. Ele, assim como seus associados e sua família, negou veementemente a acusação. Em 2002, o escritor Chuck Phillips, do Los Angeles Times fraudulentamente alegou ter descoberto evidências envolvendo Biggie, além de Anderson e a Southside Crips no ataque.. No artigo, Phillips citou fontes anônimas de um membro da gangue que alegou que Biggie tinha ligações com os Crips, muitas vezes contratando-os para a segurança durante as aparições na Costa Oeste. No entanto, em 2008, o LA Times publicou um documento oficial da história contada por Phillips. As fontes que o jornalista utilizou foram descobertas por The Smoking Gun e eram completamente fraudadas, o que implicou na demissão do empregado menos de cinco meses depois.Biggie foi assassinado em março de 1997.
A família de Biggie apresentou a MTV uma documentação declarando que o rapper estava trabalhando em um estúdio de gravação de Nova Iorque quando Tupac foi assassinado. Seu gerente Wayne Barrow e o cantor James "Lil' Cease" Lloyd afirmaram publicamente que Biggie não teve participação nenhuma no crime e ainda alegaram que estavam com ele no estúdio na noite do evento.
A violência das gangues das duas costas chamou a atenção do cineasta inglês Nick Broomfield, o qual fez o documentário Biggie & Tupac o qual examina a falta de progresso no caso, entrevista pessoas próximas aos dois rappers falecidos e os inquéritos. O amigo de infância de Shakur e membro do Outlawz Yafeu "Yaki Kadafi" Fula estava no comboio quando o assassinato ocorreu e indicou à polícia que ele poderia ser capaz de identificar os bandidos. Porém, foi baleado e morto pouco depois em um projeto de habitação em Irvington.
Um DVD intitulado Tupac: Assassination foi lançado em 23 de outubro de 2007, mais de onze anos após o assassinato do rapper. Ele explora os aspectos em torno do evento e oferece uma nova visão do caso, com detalhes do ambiente.
- (poem) In The Even Of My Demise
- (poetry) In The Dephts Of Solitude
- (poetry) The Rose That Grew From Concrete
- (poetry) The Rose That Grew From Concrete (tradução)
- (poetry) When Ure Hero Falls
- 1 With A Bullet
- 16 On Death Row
- 16 On Death Row (tradução)
- 2 Of Amerika Most Wanted
- 2 Of Amerika'z Most Wanted
- 2 Of Amerikaz Most Wanted (tradução)
- 4 My Niggaz
- 5 Deadly Venomz
- 99 BBK remix
- A Day In The Life
- Against All Odds
- Against All Odds (tradução)
- Ain't Hard 2 Find
- Ain't Hard 2 Find ( Tradução)
- All About U (tradução)
- All Bout U
- All Eyez On Me
- All Eyez On Me (tradução)
- All Out
- Ambitionz Az A Ridah
- Ambitionz Az A Ridah (tradução)
- And 2morrow
- As the World Turns
- As The World Turns (tradução)
- Baby Don't Cry (Keep Ya Head Up II)
- Baby Don't Cry (tradução)
- Ballad OF A Dead Soulja
- Ballad OF A Dead Soulja (tradução)
- Better Dayz
- Better Dayz (tradução)
- Big Syke Interlude
- Black Cotton
- Black Cotton (feat. Eminem, Kastro And Young Noble) (tradução)
- Black Jesuz
- Black Jesuz (tradução)
- Black Starry Night
- Black Woman
- Blasphemy
- Blasphemy (tradução)
- Bomb First
- Bomb First (tradução)
- Breathin
- Breathin ( Tradução)
- Brenda's Got A Baby
- Brenda's Got A Baby (tradução)
- Broken Wings Ii
- Bury Me A G
- California Love
- California Love (tradução)
- Call It What You Want
- Can U C The Pride In The Panther (female Version)
- Can U C The Pride In The Panther (male Version)
- Can U Get Away
- Can't C Me
- Can't C Me (tradução)
- Case Of The Misplaced Mic
- Catchin Feelins
- Cause I Had To
- Changed Man
- Changes
- Changes (tradução)
- Check Out Time
- Check Out Time (tradução)
- Comin Real Again
- Cradle to The Grave
- Criminal
- Crooked Ass Nigga
- Crooked Ass Nigga (tradução)
- Crooked Nigga Too
- Crooked Nigga Too (tradução)
- Crooked Nigga Too(tradução)
- Dead or Alive
- Deadly Combination
- Deadly Venomz
- Dear Mama
- Dear Mama (tradução)
- Dear Mama Part 2
- Death Around The Corner
- Death Around The Corner (tradução)
- Definition Of A Thug Nigga
- Do For Love
- Do For Love (tradução)
- Don't Get It Twisted
- Don't Go To Sleep
- Don't Sleep
- Don't Stop
- Don't You Trust Me?
- Don't You Trust Me? (tradução)
- Dopefiend's Diner
- Dopefiend's Diner (tradução)
- Dumpin'
- Dumpin' (tradução)
- Dusted And Disgusted
- Enemies With Me
- Everything They Owe
- Everything They Owe ( Tradução)
- Fade Me
- Fair Xchange
- Fair Xchange (tradução)
- Fake Ass Bitches
- Fallen Star
- Fame
- Fame (tradução)
- Family Tree
- Fatha Figga
- Fight Music
- Friends
- Fuck All Y'all
- Fuck Dre
- Fuck Em All
- Fuck Friendz
- Fuck Friendz (tradução)
- Fuck Murder Inc
- Fuck The World
- Fuck The World (tradução)
- Fuckin' Wit The Wrong Nigga
- Funk Friendz
- Funkin Wit The Wrong Nigga
- Ghetto Gospel
- Ghetto Gospel (tradução)
- Ghetto Star
- Ghetto Star (Tradução)
- Ghost
- God
- God Bless The Dead
- Good Life
- Got 2 Survive
- Got My Mind Made Up
- Got My Mind Made Up (tradução)
- Gotta Get Mine
- Guess Who's Back
- Hail Mary
- Hail Mary (tradução)
- Happy Home
- Heartz Of Men
- Heaven Ain't Hard 2 Find
- Heaven Ain't Hard 2 Find (tradução)
- Heavy In The Game
- Heavy In The Game (tradução)
- Hell 4 a Hustler
- Hellrazor
- Hellrazor (tradução)
- Hennesey Feat. Obie Trice
- High 'til I Die
- High Speed
- Hit 'em Up
- Hit 'em Up (feat. Outlawz)
- Hit 'em Up (traducao)
- Hit Em Up ( Uncensored )
- Hit Em' Up II [Part two][dtf]
- Hold On, Be Strong
- Hold On, Be Strong (tradução)
- Hold Ya Head
- Hold Ya Head (tradução)
- Holla At Me
- Holla At Me (tradução)
- Holla If Ya Hear Me(tradução)
- Holler If Ya Hear Me
- Homeboyz
- House Of Pain
- How Do U Want It
- How Do U Want It (tradução)
- How Long Will They Mourn Me
- How Long Will They Mourn Me (tradução)
- I Ain't Mad At Cha
- I Ain't Mad At Cha (tradução)
- I Don't Give A Fuck
- I Don't Give A Fuck (tradução)
- I Get Around
- I Get Around (tradução)
- I Wonder If Heaven Got A Ghetto (tradução)
- I Wonder If Heaven's Got A Ghetto
- I'm Getting Money
- I'm Losin' It
- If I Die 2night (tradução)
- If I Die 2Nite
- If My Homie Calls
- If My Homie Calls (tradução)
- In The Air Tonight (rearview)
- In The Event Of My Demise
- In The Event Of My Demise (tradução)
- Initiated
- Intro
- Intro (Better Dayz )
- Intro (Resurrection)
- It Ain't Easy
- It Ain't Easy (Tradução)
- Jealous Got Me Strapped
- Just Like Daddy
- Keep Ya Head Up
- Keep Your Head Up (tradução)
- Killuminati
- Killuminati (tradução)
- Krazy
- Krazy (tradução)
- Last Ones Left
- Last Wordz
- Lastonesleft
- Late Night
- Let Em Have It
- Let Knowledge Drop
- Let Them Have It Remix
- Let Them Thangs Go
- Letter 2 My Unborn
- Letter To My Unborn Child (tradução)
- Letter to the President
- Letter To The President (tradução)
- Lie To Kick It
- Life Goes On
- Life Goes On (tradução)
- Life Is A Traffic Jam
- Life Of An Outlaw
- Life Through My Eyes
- Life's So Hard
- Lil Hommies
- Lil' Homies (tradução)
- Lill ' Homies
- Lord Knows
- Lost Soulz
- Loyal To The Game Feat. G-unit
- Loyal To The Game Feat. G-unit (tradução)
- M.O.B.
- Made Niggaz
- Mama's Just a Little Girl
- Me Against The World
- Me Against The World (tradução)
- Me And My Gilrfriend
- Me And My Girlfriend (tradução)
- Military Minds
- Million Dollar Spot
- Minnie The Moocher
- My Block
- My Block (tradução)
- My Closest Roaddogz
- N.I.G..G.A.
- Never Be Beat
- Never Be Peace
- Never Call U Bitch Again
- Never Had A Friend Like Me
- Niggaz Nature
- No More Pain
- No More Pain (tradução)
- Nothin' But Love
- Nothing To Lose
- Old School
- One Day At A Time
- One Day At A Time (tradução)
- Only 4 The Righteous
- Only Fear Of Death
- Only God Can Judge Me
- Only God Can Judge Me (tradução)
- Open Fire
- Out On Bail
- Out On Bail (tradução)
- Outlaw
- Outro
- P. Y. T. (playa Young Thug)
- Pac's Life
- Pac's Life (tradução)
- Pac's Theme
- Pain
- Panther Power
- Papa'z Song
- Part Time Mutha
- Part Time Mutha (tradução)
- Peep Game
- Picture Me Rollin'
- Playa Cardz Right (female)
- Playa Cardz Right (Female) (tradução)
- Playa Cardz Right (male)
- Po Nigga Blues
- Po Nigga Blues (tradução)
- Poetry
- Point The Finger
- Pour Out A Little Liquor
- Pray For Me
- R U Still Down?(Remember Me)
- Raise Up Off These Nuts
- Rather Be Ya Nigga
- Rather Be Ya Nigga (tradução)
- Ready 4 Whatever
- Real Bad Boys
- Rebel of the Underground
- Rebel Of The Underground (tradução)
- Redemption
- Representin' 93
- Revolution
- Run Tha Streetz
- Run Tha Streetz (tradução)
- Runnin'
- Runnin' (tradução)
- Runnin' On E
- Same Song
- Secretz of War
- Shit don't Stop (feat. Y.N.V.)
- Shorty Wanna Be A Thug
- Shorty Wanna Be A Thug (tradução)
- Skandalouz
- Skandalouz (tradução)
- Skank Wit U
- Sleep
- Slippin' Into Darkness
- Smile
- Smile (tradução)
- Smoke Weed All Day
- So Many Tears
- So Many Tears (tradução)
- So Much Pain
- Soldier Like Me
- Soldier Like Me(tradução)
- Something 2 Die 4
- Something Wicked
- Something Wicked (tradução)
- Soon As I Get Home
- Soulja's Revenge
- Soulja's Story
- Soulja's Story (tradução)
- Starin' Through My Rear View
- Starin' Through My Rear View (tradução)
- Static
- Static Mix I
- Static Mix II
- Stay True
- Still Ballin
- Still I Rise
- Str8 Ballin'
- Str8 Ballin' (tradução)
- Street Fame
- Street Fame (tradução)
- Streetz R Deathrow
- Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z.
- Strugglin'
- Tattoo Tears
- Teardrops and Closed Caskets
- Teardrops And Closed Caskets(tradução)
- Temptations
- Temptations (tradução)
- Tha Lunatic
- Tha Lunatic (tradução)
- Tha Streetz R Deathrow
- The Case Of The Misplaced Mic
- The Case Of The Misplaced Mic II
- The Good Die Young
- The Good Die Young (tradução)
- The Lunatic (tradução)
- The Realist Killaz
- The Rose That Grew From Concrete
- The Streetz R Deathrow
- The Uppercut
- There U Go
- They Don't Give a Fuck About Us
- They Tryna Murda Me
- This Ain't Livin
- This Life I Lead
- Through My Rear View
- Thug 4 Life
- Thug Blues
- Thug Luv
- Thug Luv (tradução)
- Thug N U Thug N Me
- Thug Nature
- Thug Passion
- Thug Passion (tradução)
- Thug Style
- Thugheathaz
- Thugs Get Lonely Too
- Thugs Get Lonely Too (tradução)
- Thugz Mansion
- Thugz Mansion (tradução)
- Thugz Mansion - Nas Acoustic
- To Live and Die in LA
- To Live And Die In La (tradução)
- Toss It Up
- Toss It Up (tradução)
- Tradin' War Stories
- Tradin' War Stories (tradução)
- Trapped
- Trapped (tradução)
- Troublesome '96
- Troublesome '96 (tradução)
- Tupac Interlude
- U Can Be Touched
- U Can Call
- U Can Call (tradução)
- U Don't Have 2 Worry
- Unconditional Love
- Unconditional Love (tradução)
- Under Pressure
- Until The End Of Time
- Until The End Of Time (tradução)
- Untouchable Feat. Krayzie Bone
- Violent
- Violent (tradução)
- Wake Me When I'm Free
- Wanted Dead or Alive
- What Of A Love Unspoken
- What's Next
- What's Next (feat. A3 & Jay Rock)
- What'z Ya Phone
- Whatcha Gonna Do
- When I Get Free
- When I Get Free II
- When There Is A Will
- When Thugz Cry
- When Thugz Cry (tradução)
- When Ur Hero Falls
- When Ure Heart Turns Cold
- When We Ride
- When We Ride On Our Enemies
- Where Do We Go From Here (Interlude)
- Where There Is A Will
- White Man's World
- White Man's World (tradução)
- Who Do U Believe In
- Who Do You Believe In? (tradução)
- Who Do You Love
- Who Do You Love? (tradução)
- Why U Turn On Me
- Why You Turning On Me ?
- Wife 4 Life
- Wonder Why They Call U Bytch
- Wonder Why They Call U Bytch (tradução)
- Words of Wisdom
- Words Of Wisdom (tradução)
- Words to my first born
- World Wide Mob Figgaz
- Y'all Don't Know Us
- Young Black Male
- Young Black Male (tradução)
- Young Niggaz
- Young Niggaz (tradução)