Biografia
Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos setenta. Começou seus estudos de música aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um piano Bechstein. A partir daí começou a ter aulas de piano clássico, mas a paixão pela música sempre esteve presente, desde as primeiras lembranças, tendo o piano como seu companheiro inseparável.
Considerado prodígio pelos professores que o escutaram, Manieri começou a ler partituras quase ao mesmo tempo que aprendia a ler. Manieri pisou ao palco pela primeira vez aos oito anos de idade e o talento nao passou despercebido pela platéia que lotava o pequeno auditório da Biblioteca Municipal do Ipiranga.
Na adolescência ganhou concursos de piano clássico, mas mesmo assim enveredou também pela mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo a banda de garagem Delta T. Na mesma época, decidiu largar o curso de Engenharia Química e um emprego de pesquisador em uma multinacional para trabalhar exclusivamente com música.
Abre no fim dos anos oitenta a Escola Moderna de Música em São Bernardo do Campo e inicia os estudos na Faculdade de Composição e Regência do Tradicional Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Em 1990, grava ao lado de seu irmão Marcelo o primeiro compacto independente, com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público. Um trabalho recheado de influencias da música negra americana e nacional. O inusitado descendente de italianos com voz black despertou o interesse do renomado produtor Dudu Marote (Jota Quest, Pato Fu, Skank) considerado seu mentor.
Nos anos noventa Manieri atuou como tecladista de artistas internacionais e nacionais. Bandas como Culture Beat, Alexia, Double you, Undercover, Nick French, Taleesa, Patricia Marx. Nesta época atuou também e participou de bandas do cenário Hip Hop paulistano como Unidade Móvel e Thaide e Dj Hum!. Como cantor,gravou dezenas de jingles sendo premiado com o Leão de Ouro numa campanha da Honda.
Carreira
Em 1998 grava ao lado de Dudu Marote seu primeiro álbum pela Abril Music intitulado "A Noite Inteira". Com influências do pop e do soul brasileiro e americano. O disco se torna um fenômeno de vendas e de execução nas rádios brasileiras. O primeiro single "Minha Menina" chega ao topo das paradas brasileiras depois de ser incluído como abertura da telenovela Andando nas Nuvens da Rede Globo. A Noite Inteira foi Disco Duplo de platina e teve a canção "Bem Querer" como a mais executada na América Latina em 1999.
Em 1999 o clipe "Minha Menina" fica entre os melhores da MTV Brasileira, concorrendo em várias categorias. Além de "Minha Menina" e "Bem Querer", o disco a Noite Inteira teve mais dois singles de sucesso: "Te Quero Tanto" e "Pensando em Você".
Neste mesmo ano grava ao lado de Ivan Lins a canção "Basta Ouvir Seu Coração" tema para o filme Tigrão da Disney. Em 2000 é eleito pelo premio Multishow artista revelação e melhor cantor pelo canal Nickelodeon. Neste mesmo ano grava seu primeiro DVD "Maurício Manieri Ao Vivo"
O CD "Maurício Manieri Ao Vivo" teve vendagem historica de 500 mil cópias e teve como single a canção "Primavera", que foi umas das mais executadas neste ano e colocando Maurício como um dos mais importantes intérpretes da música brasileira.
Em 2000 compôs e gravou a canção tema do filme Popstar da Xuxa e gravou as versões em português da trilha de Elton John do filme Caminho Para Eldorado. Em 2001 grava o tema da campanha da C&A. Em 2002 lança o elogiado álbum "Apartamento 82". Disco de Ouro, tendo como singles as canções: "Se Quer Saber"; e "Cada Segundo e Jeito de Amar Você". Neste mesmo ano é eleito um dos melhores cantores pelo prêmio Multishow. Em 2004 lança o álbum "Quero Ver Quem Vem", e é indicado como melhor cantor pelo prêmio Tim de Música. Em 2005 inicia a Turnê Show de Moda Pernambucanas, que atinge em três anos a marca de mais de 2 milhões de pessoas. Em 2006 lança o álbum "Agora Que Voltou" em homenagem ao irmão Marcelo Manieri. Em 2007 canta o tema de verão da campanha da Vivo. Em 2009, cantou na novela Poder Paralelo a canção "Falando Sério" e participou do reality show A Fazenda 2, onde ganhou o prêmio de natal, faturando R$150 mil e ainda teve a opção de escolher um dos peões para receber R$50 mil, dando o bônus para a atriz Cacau Melo. Maurício foi o sexto eliminado com 50% dos votos.